terça-feira, 15 de junho de 2010

"Hoje ganhei meu dia"

"Hoje ganhei meu dia", escreveu Drummond a fã pernambucano

DE SÃO PAULO
Publicidade
Nascido em Ipubi, sertão de Pernambuco, José Olivá Apolinário mudou-se nos anos 60 para Petrolina, no mesmo Estado. Lá formou-se em Letras e, em 1977, fundou com amigos o "Clube Drummondiano de Poesia".
Escreveu ao poeta, que respondeu: "Pois como poderia eu imaginar que aí em Petrolina alguém se lembrasse de associar-me espiritualmente a iniciativa tão bela, como essa que vocês tiveram, de criar um ponto de encontro para os que amam a poesia e a querem viva em meio a tantas manifestações de antipoesia, características de nossa época de pressa e de fúria? Senti uma dessas emoções grandes e confortadoras, que fazem a gente dizer: 'Hoje ganhei meu dia'".
Viram correspondentes e se encontraram no Rio.
O filho de Apolinário enviou e-mail para a Folha relatando a história, e então a reportagem entrevistou o escritor, que vive no Recife, tem três livros publicados e três outros prontos e é professor universitário.

fonte e carta na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/747690-hoje-ganhei-meu-dia-escreveu-drummond-a-fa-pernambucano.shtml
------------
José Olivá Apolinário, professor de literatura da FFPNM. Mais conhecido como "popó".



sábado, 15 de maio de 2010

5° dia de SAEL (encerramento)


Encerramento:

À tarde, tivemos apresentação de comunicações, na sala de video.
Também tivemos a realização da oficina Oficina – “A música como instrumento de aprendizagem na Língua Inglesa”, para os alunos da tarde.

Os estudantes Diego Luiz Silva Gomes de Albuquerque e Thiago Azevedo Sá de Oliveira ministraram a Oficina: Futebol: Produção Literária Pernambucana.





Thiago e Diego (TDA)



E à noite...

MIRÓ fez um recital de poesias...

Com a camisa do evento... rsrs

uma cadelinha chamou a atenção de todos...

Bené e companhia fizeram uma apresentação teatral...



...na mesma noite, foram entregues os cadernos de poesias e contos... Caderno, este, que reúne produções dos alunos de letras da FFPNM. Além disso, os alunos também recitaram suas poesias...
Walter...
Organização... ufa!!! Acabou!



FIM!

4° dia de SAEL





À noite, tivemos o Minicurso: Lingüística Sistêmico-funcional – Prfª. Drª Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa ...






No mesmo dia, em outra sala, foi realizada a Oficina: “A música como instrumento de aprendizagem na Língua Inglesa” com a Profª. Valéria Maria Amaral de Andrade, Davi Dias Soares, Raquel Souza da Silva e Priscila Gabrielle da Silva







Na sala de vídeo, o professor Luiz Reis fez uma Palestra sobre o Teatro Drama em Pernambuco...








Amanhã será o último dia... ufa!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

3° dia de SAEL

Na quarta-feira à tarde tivemos a continuidade do minicurso "O Desafio do Literário: do Linguístico ao Estético. — A Personagem na Ficção", de Avanilda Torres da Silva e Vinicius Gomes (monitor).
À noite tivemos o Minicurso: Análise lingüística: O que é? Como se faz? Como aparece no livro didático de português? com Hérica Karina Cavalcanti de Lima (Professora da FFPNM) e Danielle da Mota Bastos.



também tivermos uma Palestra - A Literatura de Cordel com Josivaldo Custódio, Marcelo Soares e Cleydson Monteiro.










terça-feira, 11 de maio de 2010

2° dia da SAEL 2010

No 2º dia, à tarde, tivemos o minicurso de Vinícius Gomes - aluno de graduação do 6º período - e Avanilda Torres. Cujo título foi: O Desafio do Literário: do Linguístico ao Estético. — A Personagem na Ficção. To be continued...




Nossa professora mestra Joseane Brito, juntamente com as alunas ALINE NASCIMENTO, BIANCA GABRIELLE CUNHA, MILENA KARINA ANDRADE, MILKA VASCONCELOS e POLIANE DE SOUZA, apresentou o minicurso: “A carnavalização e a polifonia nas músicas de Chico Science” Que se repetiu à noite! É isso aí, gente... Tudo de bom!

Foi sucesso!



Na mesma tarde, tivemos uma oficina sobre " As implicações dos fenômenos fonético- fonológicos na estrutura silábica do português brasileiro" cujo ministrante foi Prof Ms Gustavo Amorim (ex-aluno da FFPNM... que orgulho!).


Já à noite, na sala de vídeo, o nosso convidado, Raimundo de Moraes, fez uma palestra sobre a poesia homoerótica, cujo título foi: “Os rapazes de Sodoma: homoerotismo na Poesia.”

Um tema polêmico tratado abertamente na nossa III SAEL.



No Espaço Paulo Freire, a mesa de debate "Expressões literárias na mata norte" contou com a presença de vários professores da FFPNM, poetas e atores, trazendo novas visões sobre a importância da produção literária na mata norte e suas influências.


Até Geninha da Rosa Borges apareceu e recitou poemas de Ascenso Ferreira:



Amanhã tem mais!!!


1° dia de SAEL 2010

Tarde:
A III Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras iniciou dia 10 de maio de 2010. Contamos, à tarde, com a presença do Historiador Paulo Rezende, que fez a abertura do turno da tarde com uma palestra, ou melhor, um diálogo - como o mesmo desejou nomear - sobre a identidade cultural, cujo título foi: “Culturas e Identidades: Contemporaneidades”.
Além da irreverência, Paulo deixou a semana acadêmica marcada por reflexões sobre a vida e os valores culturais da nossa sociedade! Parabéns, Paulo!!!


Noite:
Já à noite, nosso homenageado, Marcus Accioly, juntamente ao professor e poeta Marcos D’Morais, ao também professor e poeta Apolinário (popó, para os íntimos!) falaram sobre a poesia épica, dando um foco maior a literatura contemporânea, comparando-a com a literatura mais “tradicional”. O título da mesa de debate foi: “Produção épica em Pernambuco”.
Nesta mesa, também esteve presente nosso diretor Luiz Alberto e a vice-diretora Auxiliadora (Dora). O resultado da mesa foi... INCRÍVEL! Marcus Accioly, de forma bastante interativa, seduziu os alunos do início ao fim da palestra... SHOW!
Obrigado pela presença de todos os participantes, professores e convidados... Nossa semana só está começando!!!








sábado, 8 de maio de 2010

PROGRAMAÇÃO


Programação – III SAEL - de 10 a 14 de maio

SEGUNDA – 10/05:

Tarde:

Abertura / Palestra "Culturas e Identidades: Contemporaneidades" Paulo Rezende

Noite:

Abertura/ Mesa / peça teatral - Produção épica em PernambucoMarcus Accioly e Marcos D’Morais

TERÇA – 11/05:

Tarde:

  • Minicurso – O Desafio do Literário: do Linguístico ao Estético. — A Personagem na Ficção - Avanilda Torres e Vinicius Gomes
  • Minicurso - A carnavalização e a polifonia nas músicas de Chico Science.– Profª Ms. Joseane Brito.

Noite:

  • Mesa – “Os rapazes de Sodoma: homoerotismo na Poesia.” – Raimundo de Moraes
  • Mesa – Expressões literárias da zona da mata norte – Profº Dr. José Oliva Apolinário
  • Minicurso - A carnavalização e a polifonia nas músicas de Chico Science – Profª Ms. Joseane Brito
  • Oficina - As implicações dos fenômenos fonético- fonológicos na estrutura silábica do português brasileiro - Prof Ms Gustavo Amorim.

QUARTA – 12/05:

Tarde

  • Mesa – “Pedagogia, política e poeticidade : A Literatura de Jomard Muniz de Britto”. - Moisés Neto
  • Minicurso – O Desafio do Literário: do Linguístico ao Estético. — A Personagem na Ficção - Prfª Dr.ª Avanilda Torres e Vinicius Gomes

Noite:

  • Mesa - Literatura popular / A Literatura de Cordel – Josivaldo Custódio, Marcelo Soares e Cleydson Monteiro.
  • Mesa - "A imagem poética e seu diálogo com as imagens plásticas: sensualidade e erotismo." - Prof.ª Ms. Luciana Marinho e Prof. Ms. Jacinto dos Santos
  • Minicurso* – Análise linguística: O que é? Como se faz? Como aparece no livro didático de português? – Prfª Ms. Hérica Karina


QUINTA – 13/05:

Tarde:

  • Palestra - Ficção e Poesia Contemporâneas em Pernambuco.- Luzilá Gonçalves, Prfª Dr.ª Cristina Botelho e Prfº Dr. Alexandre Furtado

Noite:

  • Palestra – Teatro em Pernambuco – Luiz Reis
  • Oficina de inglês – “A música como instrumento de aprendizagem na Língua Inglesa” – Profª. Valéria Amaral, Davi Dias Soares, Raquel Souza da Silva e Priscila Gabrielle da Silva
  • Oficina - Produção de cordel – Susana Morais
  • Minicurso* – Lingüística Sistêmico-funcional – Prfª. Drª Maria do Rosário Barbosa

SEXTA – 14/05:

Tarde

  • Comunicações
  • Oficina de inglês – “A música como instrumento de aprendizagem na Língua Inglesa” Profª. Valéria Amaral
  • Oficina – Futebol: Produção Literária Pernambucana. - Diego Luiz Silva Gomes de Albuquerque e Thiago Azevedo Sá de Oliveira

Noite

ENCERRAMENTO - Recital - Miró e Silvana Menezes – Palestra e Recital


Contato: caletffpnm@gmail.com

segunda-feira, 29 de março de 2010

III SAEL

Já estão abertas as inscrições:

1. - Tema: Literatura em Pernambuco; Título: "Lingua(gem), Sociedade e cultura popular"; Data: de 10 a 14 de maio;

2. - HOMENAGEADOS: Carlos Pena Filho e Marcus Accioly;

3 - Inscrições para participar estão abertas a partir de abril (de 05 a 30 de abril);

4 -
Envios de trabalho, de hoje até dia 23 de abril; o trabalho deve está dentro do tema (cultura pernambucana);

5 - Quem tiver poesia, poema ou conto e quiser divulgar, vamos fazer um caderno de poesias, poemas e contos, cada estudante inscrito receberá uma copia deste caderno de poesias, poemas e contos. Enviar texto até dia 23 de abril. Limite de 2 laudas, com fonte (times new roman) e tamanho 12. O trabalho passará por avaliação (simples).

6 - Taxa de inscrição: 10 reais. Fazer inscrição com Hugo Lopes (7º período) ou Aline Silva (6º período). Somente estes alunos porque eles fazem o controle do número de alunos.

7- E-mail para envio de trabalhos e contatos: caletffpnm@gmail.com

quarta-feira, 10 de março de 2010

III Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras

III Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras (SAEL):
Tema: Literatura em Pernambuco


De 10 a 14 de maio de 2010.

Local: UPE Campus Nazaré da Mata

Vários professores se disponibilizaram a entrar na organização da III SAEL:

Anahy Zamblano
Marcos D'Morais
Valéria Amaral
Mª do Rosário
Jacinto
Rinalda Arruda


“Mesmo sem querer fala em verso
Quem fala a partir da emoção”
João Cabral de Melo Neto





Aline Malta - Presidente do CALET Mauro Mota
Gestão "Firme como nossa voz!" 2009/2010.


----------------------------

email: caletffpnm@gmail.com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Soneto do Desmantelo Azul

Desmantelo Azul





Então, pintei de azul os meus sapatos
por não poder de azul pintar as ruas
depois, vesti meus gestos insensatos
e colori as minhas mãos e as tuas.

Para extinguir em nós o azul ausente
e aprisionar no azul as coisas gratas,
enfim, nós derramamos simplesmente
azul sobre os vestidos e as gravatas.

E afogados em nós, nem nos lembramos
que no excesso que havia em nosso espaço
pudesse haver de azul também cansaço.

E perdidos de azul nos contemplamos
e vimos que entre nós nascia um sul
vertiginosamente azul. Azul.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Homenageado - Carlos Pena Filho

A SOLIDÃO E A SUA PORTA

Quando mais nada resistir que valha
a pena de viver e a dor de amar
e quando nada mais interessar
(nem o torpor do sono que se espalha).

Quando, pelo desuso da navalha
a barba livremente caminhar
e até Deus em silêncio se afastar
deixando-te sozinho na batalha

a arquitetar na sombra a despedida
do mundo que te foi contraditório,
lembra-te que afinal se resta a vida

com tudo que é insolvente e provisóriio
e de que ainda tens uma saída:
entrar no acaso e amar o contraditório.



( Carlos Pena Filho - De Livro Geral, 1969)*


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gestão 2009/2010

CALET - Poeta Mauro Mota

Firme como nossa voz!

Componentes:

Presidente: Aline Malta
Vice-Presidente: Aline Silva
Secretário Geral: Laís Rayanne
1º Tesoureiro: Hugo Lopes
2º Tesoureiro: Rafely Mendes

Diretorias:

Cultura e valores:

Júlio Melo
Luan Raionir
Everaldo Lima
Taciana F. Soares
Diogo dos Santos
Victor dos Santos
Aline Mota
Jéssica Azevedo


Acadêmica:

Nilson Vellazquez
Walter Cavalcante
Hugo Pessoa
Ana Luisa
Stephanie (Steh)


Comunicação:

Thiago Freire
Cristovam
Gabi Carvalho

E os demais alunos de Letras da FFPNM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...